REDE DE PESQUISA
HISTORICIDADE DOS CORPOS NAS SOCIEDADES AMERICANAS
Grupo de Pesquisa CNPq
Histórico
As primeiras atividades envolvendo o PPGH e os pesquisadores que compõem essa Rede tiveram início em 2017, quando o professor dr. Enrique Normando Cruz deu início ao seu estágio de pós-doutoramento sob a supervisão da prof. Dra. Marcia Amantino no PPGH/UNIVERSO. Em abril do ano seguinte, como atividade inerente ao estágio, o docente ministrou a disciplina “Temas de História cultural: El Occidente europeo y el Occidente Indiano (siglos XVI-XVIII).
Ainda nesse ano de 2018, a professora Dra. Marcia Amantino realizou a conferência de encerramento da II Jornada de estúdios indígenas y coloniales: Estudios de Género em América, organizada pela Universidade Nacional de Jujuy e pelo Centro de Estudios Indígenas y Coloniales (CEIC), entre os dias 28 e 30 de novembro, na cidade de Jujuy, Argentina, apresentando a temática “As negras escravas no Brasil colonial”.
Entre os días 5 a 7 de agosto de 2019, durante o IV Congreso de Historia Econômica de la APHE, ocorrido na Universidade de Piura, no Peru, foi apresentada uma mesa temática intitulada “Entre la economía moral colonial, los agentes y lãs prácticas sociales em el conflictivo siglo XVIII”, coordenada pelos professores Dr. Enrique Normando Cruz (CONICET-UNJu), Dra. Marcia Amantino (UNIVERSO) e pela Dra. Luisa Consuelo Soler Lizarazo (UACh).
Neste mesmo ano, as apresentações da mesa redonda foram publicadas em TEMPUS Revista em Historia General de Medellín, Colombia / julio-diciembre 2019, número 10, no Dossiê intitulado “Economía moral, agentes y prácticas sociales, siglo XVIII”.
Em 2020, os interesses históricos entre os dois pesquisadores e a professora dra. Luisa Consuelo Soler Lizarazo, da Universidad Autónoma de Chile, originaram a coletánea intitulada “Sociedades em movimentos: los impérios ibéricos y las reformas ilustradas, siglos XVIII_XIX”. No ano seguinte, a mesma obra foi publicada no formato digital. A coletânea apresenta trabalhos de pesquisas de autores brasileiros, argentinos, chilenos, peruanos, mexicanos e venezuelanos. A obra teve o aval dos Proyecto de Investigación Plurianual del CONICET “Construcciones de soberanía en las fronteras de la Colonia y la Independencia (Jujuy en Salta del Tucumán, 1780-1821)” (PIP-112-201301-00074-CO); Proyecto de Investigación de la Universidad Autónoma de Chile “Relaciones de poder y monopolios de violencia” (Proyecto No. DIU156-2019); e do Projeto “A Companhia de Jesus no conturbado século XVIII” da Universidade Salgado de Oliveira e foi publicada pela editora da Universidade Nacional de Jujuy.
Em dezembro de 2020, foi realizado, remotamente, o 2º. Encontro Internacional do Laboratório Sociedades Escravistas nas Américas: Corpos, em parceria com a Universidade Nacional de Jujuy e com a UE-CISOR-CONICET. Dele participaram pesquisadores americanos e norte-americanos, da área de História, antropologia, dança e medicina.
Gradativamente, as ideias a respeito dessa discussão sobre os corpos amefricanos foram tomando forma, e assim, no ano de 2023, a prof. Dra. Grit Kirstin Koeltzsch, da Universidade Nacional de Jujuy, deu início ao seu estágio pós doutoral no PPGH sob a supervisão do prof. Dr. Jayme Ribeiro, desenvolvendo a pesquisa “Brasiliana’ em los escenarios del mundo. La construcción y la representación de una identidad afro-brasileña a través de las performances dancísticas durante cuatro giras mundiales (1950-1973)”. Uma de suas atividades foi oferecer o curso de Extensão “Estudios Históricos del Cuerpo. Conceptos Transdisciplinares”. O curso ocorreu de forma presencial, nas dependências do PGH, entre os dias 6 e 9 de junho de 2023.
No segundo semestre deste mesmo ano, a professora Dra. Grit Kirstin Koeltzsch e o prof. Dr. Enrique Normando Cruz estão ministraram uma disciplina no PPGH voltada para alunos do mestrado e do doutorado, cujas pesquisas perpassavam, de alguma forma, a questão dos corpos, das performances e das corporeidades. A disciplina se intitulou “Historizar las performances, performar la historia. Transdisciplina en estudios modernos”, e possuiu 60 horas e 4 créditos.
Como resultado das discussões travadas na rede, será publicado no ano de 2024, uma coletânea intitulada CUERPOS AMEFRICANOS. ESTUDIOS SOBRE LOS CUERPOS EN SUS DINÁMICAS HISTÓRICAS (SIGLOS XVII-XX), editado por Grit Kirstin Koeltzsch, Fernando Olvera Charles y Enrique Normando Cruz. A proposta foi apresentada a editora da Universidade Autônoma de Tamaulipas (Mexico) e ainda está na fase de edição.